Quanto mais eu vejo as motos que estão sendo lançadas mais eu sou fã do SHOVEL.... mas enfim... "és lo que hay"
(16-11-09) - Recheado de notícias, o 67ª Salone Internazionale del Motociclo, traduzindo: Salão Internacional de Motor (EICMA 2009), realizado ente 10 e 15 de novembro, em Milão, capital mundial da moda e do design, reuniu em 55 mil metros quadrados 1.341 marcas, de 31 países, divididas em seis pavilhões. Duas ausências foram muito sentidas no maior salão do setor: Honda e Yamaha.
Porém, como o mundo é feito de oportunidades, as marcas européias, principalmente as italianas, souberam aproveitar e lançaram produtos de alto nível tecnológico e estético, muitos deles concorrentes diretos dos produtos nipônicos.
Já que estamos falando de Europa e Ásia, houve uma “invasão” chinesa no Salão de Milão. Parecia que estava andando pelos corredores do Salão Duas Rodas. Só para se ter uma idéia da força do mercado consumidor chinês, o EICMA irá organizar em abril de 2010 uma feira na região do Cantão, sul da China. Para Guidalberto Guidi, presidente do EICMA, o acordo é histórico. “Será uma experiência ímpar levar a maior feira de motos do mundo para o maior mercado consumidor do planeta”, explica o executivo. Então, “se Maomé não vai à montanha. A montanha vai até Maomé”, brinca o presidente do EICMA.
Diferentemente dos políticos brasileiros, os italianos vêem as motocicletas como veículo amigo, sinônimo de mobilidade. Na cerimônia oficial de abertura do EICMA 2009, a prefeita de Milão, Letizia Moratti, declarou: “os veículos de duas rodas proporcionam economia de tempo e de combustível”. Confira os principais lançamentos do Salão de Milão, cidade que tem suas ruas infestadas (no bom sentido de scooters e motocicletas).
DUCATI
Jogando em casa, a marca italiana apresentou de uma só vez em Milão quatro novas linhas de produtos. A primeira foi a Ducati Corse Special Edition, nas versões “S” e “R”. Equipadas com o motor de 1198, as superesportivas conta com um tanque confeccionado em alumínio, escape Termignoni e cavalaria que varia entre 170 e 180 cv de potência máxima. Na linha Supermotard, três novidades: os modelos 796, 1100 EVO e 1100 EVO SP. O modelo topo de linha – 1100 EVO SP – conta com um motor de 1100 cm³, que gera 95 cv de potência máxima. Nesta versão super equipada, a moto ganhou detalhes em fibra de carbono e peças das melhores grifes – suspensões Öhlins e Marzocchi, freios Brembo e rodas Marchezini. Já o “carro-chefe” da Ducati, a linha Monster ganhou sistema de freios ABS em busca de mais segurança.
Agora quem roubou a cena mesmo foi a Multistrada 1200. Na apresentação do modelo, o presidente da Ducati, Gabriele Del Torchio, disse que a nova moto, uma big-trail, não tem a intenção de ser a principal concorrente para a BMW R 1200 GS. Modéstia à parte, este projeto teve o objetivo de montar quatro motos em uma. Ou seja, ter em um mesmo produto características esportivas, estradeira, urbana e de uma fora de estrada. Esta moto 4 x 1 conta com controle de tração, sistema de freios ABS, acelerador eletrônico e regulagem das suspensões. Dependendo do estilo de pilotagem, a potência pode variar entre 100 e 150 cv – já que conta com três modos de pilotagem– e 12 kgf.m de torque. A moto pode alcançar 280 Km/h.
BMW
Pioneirismo, vanguarda e arrojo em suas ações. No Salão de Milão 2009, a BMW mais uma vez impressionou o público com uma moto-conceito: Concept 6. Inovadora e radical, a moto está equipada com um motor de seis cilindros em linha, 1600 cm³ que, segundo especialistas de plantão, terá a mesma potência dos propulsores da linha K (cerca de 170 cv), porém deve privilegiar o torque em baixas e médias rotações. O que se comenta na Itália é que este motor estará na nova versão da grã turismo da marca, a K 1600 LT, que deve ser lançada ano que vem. Já nos modelos R 1200 GS, “carro-chefe” da marca bávara, e na R 1200 RT, a grade mudança não é visual, mas sim em seu motor. Os modelos herdaram o propulsor da enduro HP2 Sport, que ganhou novo mapeamento. Agora as motos contam com 110 cv de potência máxima – 5 cv a mais que a versão anterior.
MV AGUSTA
Na apresentação da nova MV Agusta F4 1000, dois mitos ficaram lado a lado: Giácomo Agostini, um ícone da história da motovelocidade, e Claudio Claudio Castiglioni, homem que criou a marca. Segundo os engenheiros da MV este trabalho de renovar a moto foi muito difícil, “já que a moto é quase perfeita”. A F4 1000 2010 foi passada a limpo: carenagens, tanque, novo motor, câmbio, suspensão traseira entre vários outros itens que deixaram a moto mais fácil de pilotar. A bela superesportiva tem agora inclusive sistema de controle tração. Além disso, a F4 ganhou novo tanque para oferecer um melhor encaixe ao piloto e quadro inédito, construído em aço e alumínio. Agora a moto está mais compacta e 10 kg mais leve (192,5 kg). O motor de quatro cilindros em linha, apesar de ter sua capacidade reduzida para 998 cm³ - antes eram 1078 cm³ - produz agora 3 cavalos a mais: são 186 cv de potência máxima a incríveis 12.900 rpm.
GRUPO PIAGGIO
O Grupo italiano Piaggio – que engloba as marcas Piaggio, Vespa, Gilera, Scarabeo, Derbi, Aprilia e Moto Guzzi - apresentou 18 novos produtos no Salão de Milão. O grande destaque foi a nova versão da superesportiva Aprilia RSV 4R, equipada com um motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, que gera 180 cv de potência máxima. Vestida de branco e preto, esta superbike também pode ser usada na estrada, já que tem três configurações: “T” (Track), “S” (Sport) e “R” (Road).
Já a Moto Guzzi criou uma moto-conceito para entrar para a história do mundo das duas rodas. A V12 LM traz um design pra lá de radical. Uma espécie de releitura das café-racer. Apesar do “novo corpo”, a moto está equipadoacom o tradicional motor bicilíndrico transversal em “V”, de 1200 cm³, que oferece muito torque.
HUSQVARNA
A grande novidade da marca é a nova SMS 630i.e. Versão atualizada da SM 610, a supermotard conta com novo design, no qual predomina a cor branca; um motor totalmente desenhado e que gera 57 cv de potência máxima. Além disso, a ciclística também foi atualizada para oferecer maior conforto e segurança. Os freios são Brembo – com disco flutuante de 320 mm de diâmetro na dianteira e 200 mm de diâmetro na traseira – e a suspensão é Marzocchi. Ideal para o trânsito urbano, a moto chegará ao mercado europeu no início de 2010 e custará € 7.450.
KTM
Em Milão, a marca austríaca faz uma grande festa. Trouxe seus pilotos campeões do mundo e exibiu seus novos modelos. A grata surpresa ficou por conta da KTM 350 SX-F, modelo que teve em seu desenvolvimento a ajuda do belga Stefan Everts, multi campeão mundial de Motocross, que agora passa a ser o chefe de equipe da KTM. A idéia era ter uma moto com alta potência e boa dirigibilidade. A 350 SX-F só estará a venda no segundo semestre de 2010. A marca também apresentou a superesportiva RC8 Replica, com a pintura com a qual venceu o campeonato austríaco de SBK. A moto conta com peças em fibra de carbono e escapamento Akrapovic. Além de motos-conceito de 125 cm³, com os quais a marca participa do Mundial de Motovelocidade.
TRIUMPH
No estande da representante do Reino Unido, motos clássicas e toda a linha 2010. Mas o que chama a atenção mesmo é a nova versão da Rocket III, batizada de Roadstar. Com um motor de três cilindros e 2.300 cm³, que recebeu um novo sistema de exaustão. Esta muscle-custom conta ainda com sistema de freios ABS. Para maior conforto, a súdita da rainha da Inglaterra ganhou novos assentos.
SUZUKI
Apesar da ausência de Honda e Yamaha, Suzuki e Kawasaki marcaram presença no EICMA 2009. Ainda mais neste ano, especial para a Suzuki, que comemora um século de existência. No Salão de Milão, o grande destaque foi a GSX-R 1000 edição de aniversário. Com 25 anos de estrada, a linha passou por muitas atualizações. Nesta versão quase que exclusiva, com direito a número de série e tudo mais, a esportiva de um litro se caracteriza por uma cor branca, com o logotipo em dourado e quadro cinza. Também chega ao mercado europeu em janeiro. Outro destaque fica para a GSX 1250 FA totalmente preparada para o mototurismo, já que conta com bolsas laterais e outros acessórios.
KAWASAKI
A marca japonesa montou um belo de um estande no Salão de Milão, em um desfile de belas máquinas, entre motos e mulheres. A grande novidade da Casa de Akashi foi a apresentação da novíssima naked Z 1000. Nova da cabeça aos pés, ou seja, do conjunto motriz, passando pela ciclística e exibindo, como sempre, um desenho bastante arrojado. Neste projeto, até o chassi foi redesenhado. A moto japonesa está equipada com motor tetracilíndrico em linha de 1034 cm³, que gera 138 cv de potência e 11,2 kgfm de torque. “Uma bella macchina”.
Porém, como o mundo é feito de oportunidades, as marcas européias, principalmente as italianas, souberam aproveitar e lançaram produtos de alto nível tecnológico e estético, muitos deles concorrentes diretos dos produtos nipônicos.
Já que estamos falando de Europa e Ásia, houve uma “invasão” chinesa no Salão de Milão. Parecia que estava andando pelos corredores do Salão Duas Rodas. Só para se ter uma idéia da força do mercado consumidor chinês, o EICMA irá organizar em abril de 2010 uma feira na região do Cantão, sul da China. Para Guidalberto Guidi, presidente do EICMA, o acordo é histórico. “Será uma experiência ímpar levar a maior feira de motos do mundo para o maior mercado consumidor do planeta”, explica o executivo. Então, “se Maomé não vai à montanha. A montanha vai até Maomé”, brinca o presidente do EICMA.
Diferentemente dos políticos brasileiros, os italianos vêem as motocicletas como veículo amigo, sinônimo de mobilidade. Na cerimônia oficial de abertura do EICMA 2009, a prefeita de Milão, Letizia Moratti, declarou: “os veículos de duas rodas proporcionam economia de tempo e de combustível”. Confira os principais lançamentos do Salão de Milão, cidade que tem suas ruas infestadas (no bom sentido de scooters e motocicletas).
DUCATI
Jogando em casa, a marca italiana apresentou de uma só vez em Milão quatro novas linhas de produtos. A primeira foi a Ducati Corse Special Edition, nas versões “S” e “R”. Equipadas com o motor de 1198, as superesportivas conta com um tanque confeccionado em alumínio, escape Termignoni e cavalaria que varia entre 170 e 180 cv de potência máxima. Na linha Supermotard, três novidades: os modelos 796, 1100 EVO e 1100 EVO SP. O modelo topo de linha – 1100 EVO SP – conta com um motor de 1100 cm³, que gera 95 cv de potência máxima. Nesta versão super equipada, a moto ganhou detalhes em fibra de carbono e peças das melhores grifes – suspensões Öhlins e Marzocchi, freios Brembo e rodas Marchezini. Já o “carro-chefe” da Ducati, a linha Monster ganhou sistema de freios ABS em busca de mais segurança.
Agora quem roubou a cena mesmo foi a Multistrada 1200. Na apresentação do modelo, o presidente da Ducati, Gabriele Del Torchio, disse que a nova moto, uma big-trail, não tem a intenção de ser a principal concorrente para a BMW R 1200 GS. Modéstia à parte, este projeto teve o objetivo de montar quatro motos em uma. Ou seja, ter em um mesmo produto características esportivas, estradeira, urbana e de uma fora de estrada. Esta moto 4 x 1 conta com controle de tração, sistema de freios ABS, acelerador eletrônico e regulagem das suspensões. Dependendo do estilo de pilotagem, a potência pode variar entre 100 e 150 cv – já que conta com três modos de pilotagem– e 12 kgf.m de torque. A moto pode alcançar 280 Km/h.
BMW
Pioneirismo, vanguarda e arrojo em suas ações. No Salão de Milão 2009, a BMW mais uma vez impressionou o público com uma moto-conceito: Concept 6. Inovadora e radical, a moto está equipada com um motor de seis cilindros em linha, 1600 cm³ que, segundo especialistas de plantão, terá a mesma potência dos propulsores da linha K (cerca de 170 cv), porém deve privilegiar o torque em baixas e médias rotações. O que se comenta na Itália é que este motor estará na nova versão da grã turismo da marca, a K 1600 LT, que deve ser lançada ano que vem. Já nos modelos R 1200 GS, “carro-chefe” da marca bávara, e na R 1200 RT, a grade mudança não é visual, mas sim em seu motor. Os modelos herdaram o propulsor da enduro HP2 Sport, que ganhou novo mapeamento. Agora as motos contam com 110 cv de potência máxima – 5 cv a mais que a versão anterior.
MV AGUSTA
Na apresentação da nova MV Agusta F4 1000, dois mitos ficaram lado a lado: Giácomo Agostini, um ícone da história da motovelocidade, e Claudio Claudio Castiglioni, homem que criou a marca. Segundo os engenheiros da MV este trabalho de renovar a moto foi muito difícil, “já que a moto é quase perfeita”. A F4 1000 2010 foi passada a limpo: carenagens, tanque, novo motor, câmbio, suspensão traseira entre vários outros itens que deixaram a moto mais fácil de pilotar. A bela superesportiva tem agora inclusive sistema de controle tração. Além disso, a F4 ganhou novo tanque para oferecer um melhor encaixe ao piloto e quadro inédito, construído em aço e alumínio. Agora a moto está mais compacta e 10 kg mais leve (192,5 kg). O motor de quatro cilindros em linha, apesar de ter sua capacidade reduzida para 998 cm³ - antes eram 1078 cm³ - produz agora 3 cavalos a mais: são 186 cv de potência máxima a incríveis 12.900 rpm.
GRUPO PIAGGIO
O Grupo italiano Piaggio – que engloba as marcas Piaggio, Vespa, Gilera, Scarabeo, Derbi, Aprilia e Moto Guzzi - apresentou 18 novos produtos no Salão de Milão. O grande destaque foi a nova versão da superesportiva Aprilia RSV 4R, equipada com um motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, que gera 180 cv de potência máxima. Vestida de branco e preto, esta superbike também pode ser usada na estrada, já que tem três configurações: “T” (Track), “S” (Sport) e “R” (Road).
Já a Moto Guzzi criou uma moto-conceito para entrar para a história do mundo das duas rodas. A V12 LM traz um design pra lá de radical. Uma espécie de releitura das café-racer. Apesar do “novo corpo”, a moto está equipadoacom o tradicional motor bicilíndrico transversal em “V”, de 1200 cm³, que oferece muito torque.
HUSQVARNA
A grande novidade da marca é a nova SMS 630i.e. Versão atualizada da SM 610, a supermotard conta com novo design, no qual predomina a cor branca; um motor totalmente desenhado e que gera 57 cv de potência máxima. Além disso, a ciclística também foi atualizada para oferecer maior conforto e segurança. Os freios são Brembo – com disco flutuante de 320 mm de diâmetro na dianteira e 200 mm de diâmetro na traseira – e a suspensão é Marzocchi. Ideal para o trânsito urbano, a moto chegará ao mercado europeu no início de 2010 e custará € 7.450.
KTM
Em Milão, a marca austríaca faz uma grande festa. Trouxe seus pilotos campeões do mundo e exibiu seus novos modelos. A grata surpresa ficou por conta da KTM 350 SX-F, modelo que teve em seu desenvolvimento a ajuda do belga Stefan Everts, multi campeão mundial de Motocross, que agora passa a ser o chefe de equipe da KTM. A idéia era ter uma moto com alta potência e boa dirigibilidade. A 350 SX-F só estará a venda no segundo semestre de 2010. A marca também apresentou a superesportiva RC8 Replica, com a pintura com a qual venceu o campeonato austríaco de SBK. A moto conta com peças em fibra de carbono e escapamento Akrapovic. Além de motos-conceito de 125 cm³, com os quais a marca participa do Mundial de Motovelocidade.
TRIUMPH
No estande da representante do Reino Unido, motos clássicas e toda a linha 2010. Mas o que chama a atenção mesmo é a nova versão da Rocket III, batizada de Roadstar. Com um motor de três cilindros e 2.300 cm³, que recebeu um novo sistema de exaustão. Esta muscle-custom conta ainda com sistema de freios ABS. Para maior conforto, a súdita da rainha da Inglaterra ganhou novos assentos.
SUZUKI
Apesar da ausência de Honda e Yamaha, Suzuki e Kawasaki marcaram presença no EICMA 2009. Ainda mais neste ano, especial para a Suzuki, que comemora um século de existência. No Salão de Milão, o grande destaque foi a GSX-R 1000 edição de aniversário. Com 25 anos de estrada, a linha passou por muitas atualizações. Nesta versão quase que exclusiva, com direito a número de série e tudo mais, a esportiva de um litro se caracteriza por uma cor branca, com o logotipo em dourado e quadro cinza. Também chega ao mercado europeu em janeiro. Outro destaque fica para a GSX 1250 FA totalmente preparada para o mototurismo, já que conta com bolsas laterais e outros acessórios.
KAWASAKI
A marca japonesa montou um belo de um estande no Salão de Milão, em um desfile de belas máquinas, entre motos e mulheres. A grande novidade da Casa de Akashi foi a apresentação da novíssima naked Z 1000. Nova da cabeça aos pés, ou seja, do conjunto motriz, passando pela ciclística e exibindo, como sempre, um desenho bastante arrojado. Neste projeto, até o chassi foi redesenhado. A moto japonesa está equipada com motor tetracilíndrico em linha de 1034 cm³, que gera 138 cv de potência e 11,2 kgfm de torque. “Uma bella macchina”.
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