TODOS LOS RECAMBIOS PARA SU HONDA

sábado, 1 de agosto de 2009

Harley-Davidson são a nova mania no Egito


Após cinco dias com uma gravata no pescoço, cada vez é maior o número de executivos egípcios que dedicam os finais de semana para passear com uma moto Harley-Davidson, o último capricho da acomodada classe alta do país.


A lendária marca americana inaugurou, nos últimos oito anos, duas lojas no Cairo e outra em Sharm el-Sheikh, um oásis de luxo no litoral do Sinai.


A jovem Inyi Ghattas, proprietária dos três estabelecimentos, disse em seu escritório da capital que, pouco a pouco, o negócio começa a dar certo no Egito, principalmente entre executivos de grandes empresas que passam pela crise dos 40.


Como afirma entre risos Giorgio, nascido no Cairo de ascendência italiana e dono de uma destas motocicletas, "aos quarenta é melhor comprar uma Harley do que ter uma amante".


Enquanto fala, toma um refresco na porta de uma das lojas da marca no bairro de Zamalek, na capital, onde a cada sexta-feira - dia festivo no Egito - alguns proprietários se reúnem para passar a manhã juntos.


Ghattas abriu o primeiro estabelecimento em 2000 e, após um começo difícil, já conseguiu vender cerca de 300 motos, a maioria nos últimos três anos. "Esperamos continuar crescendo, isso é só o começo", afirma, e acrescenta que, segundo seus cálculos, vai conseguir vender mais cem unidades este ano.


No entanto, não é o barulho da Harley que predomina nas ruas do Cairo, uma selva de buzinas, táxis e microônibus e a corrida na qual habitualmente não se respeita as normas de circulação.


"Eu normalmente ando à noite", explica Ahmad Farahat, de 46 anos, com quem a maioria dos donos dessas motos não concorda, resignados a esconder esse capricho sobre rodas do sofrível trânsito do Cairo. "Para trabalhar, vou de carro", reconhece.


São quatro da manhã e Farahat está em um posto de gasolina, aos arredores do Cairo, onde espera outros trinta motoqueiros para os quais a Harley-Davidson Egito organizou uma viagem até a capital da vizinha Jordânia.


Conforme vão chegando ao local de encontro, todos se cumprimentam, e o bom ambiente reina no seleto clube, ao qual todos podem se unir se investirem entre 56 mil e 260 mil libras egípcias (entre US$ 10.500 e US$ 48.500) em uma destas motos.


Preços extremamente altos para a maior parte da população, que a cada dia vê seu já baixo poder aquisitivo em queda livre diante da complicada conjuntura econômica.


Em apenas meia hora, o posto de gasolina está cheio de fanáticos pelas Harley, todos egípcios, vestidos com jaquetas de couro, lenços na cabeça e calças jeans justas. Não há rastro de turbantes ou galabiyas - túnica tradicional egípcia -, tão comuns pelas ruas do Cairo.


Já montados nas motos, pegando a estrada, fazem roncar os motores e se preparam para sete dias de viagem. Em meio a tanto barulho, um dos motoristas liga seu som e põe, a todo volume, um dos primeiros sucessos de Enrique Iglesias. Coisas da globalização.


(noticia antiguinha mas bem interessante, retirada do G1 - globo.com)


0 comentários:

Publicar un comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...