TODOS LOS RECAMBIOS PARA SU HONDA

martes, 17 de noviembre de 2009

Salão de Milão 2009


Quanto mais eu vejo as motos que estão sendo lançadas mais eu sou fã do SHOVEL.... mas enfim... "és lo que hay"


(16-11-09) - Recheado de notícias, o 67ª Salone Internazionale del Motociclo, traduzindo: Salão Internacional de Motor (EICMA 2009), realizado ente 10 e 15 de novembro, em Milão, capital mundial da moda e do design, reuniu em 55 mil metros quadrados 1.341 marcas, de 31 países, divididas em seis pavilhões. Duas ausências foram muito sentidas no maior salão do setor: Honda e Yamaha. 

Porém, como o mundo é feito de oportunidades, as marcas européias, principalmente as italianas, souberam aproveitar e lançaram produtos de alto nível tecnológico e estético, muitos deles concorrentes diretos dos produtos nipônicos. 

Já que estamos falando de Europa e Ásia, houve uma “invasão” chinesa no Salão de Milão. Parecia que estava andando pelos corredores do Salão Duas Rodas. Só para se ter uma idéia da força do mercado consumidor chinês, o EICMA irá organizar em abril de 2010 uma feira na região do Cantão, sul da China. Para Guidalberto Guidi, presidente do EICMA, o acordo é histórico. “Será uma experiência ímpar levar a maior feira de motos do mundo para o maior mercado consumidor do planeta”, explica o executivo. Então, “se Maomé não vai à montanha. A montanha vai até Maomé”, brinca o presidente do EICMA.

Diferentemente dos políticos brasileiros, os italianos vêem as motocicletas como veículo amigo, sinônimo de mobilidade. Na cerimônia oficial de abertura do EICMA 2009, a prefeita de Milão, Letizia Moratti, declarou: “os veículos de duas rodas proporcionam economia de tempo e de combustível”. Confira os principais lançamentos do Salão de Milão, cidade que tem suas ruas infestadas (no bom sentido de scooters e motocicletas).

DUCATI

Jogando em casa, a marca italiana apresentou de uma só vez em Milão quatro novas linhas de produtos. A primeira foi a Ducati Corse Special Edition, nas versões “S” e “R”. Equipadas com o motor de 1198, as superesportivas conta com um tanque confeccionado em alumínio, escape Termignoni e cavalaria que varia entre 170 e 180 cv de potência máxima. Na linha Supermotard, três novidades: os modelos 796, 1100 EVO e 1100 EVO SP. O modelo topo de linha – 1100 EVO SP – conta com um motor de 1100 cm³, que gera 95 cv de potência máxima. Nesta versão super equipada, a moto ganhou detalhes em fibra de carbono e peças das melhores grifes – suspensões Öhlins e Marzocchi, freios Brembo e rodas Marchezini. Já o “carro-chefe” da Ducati, a linha Monster ganhou sistema de freios ABS em busca de mais segurança.

Agora quem roubou a cena mesmo foi a Multistrada 1200. Na apresentação do modelo, o presidente da Ducati, Gabriele Del Torchio, disse que a nova moto, uma big-trail, não tem a intenção de ser a principal concorrente para a BMW R 1200 GS. Modéstia à parte, este projeto teve o objetivo de montar quatro motos em uma. Ou seja, ter em um mesmo produto características esportivas, estradeira, urbana e de uma fora de estrada. Esta moto 4 x 1 conta com controle de tração, sistema de freios ABS, acelerador eletrônico e regulagem das suspensões. Dependendo do estilo de pilotagem, a potência pode variar entre 100 e 150 cv – já que conta com três modos de pilotagem– e 12 kgf.m de torque. A moto pode alcançar 280 Km/h.

BMW

Pioneirismo, vanguarda e arrojo em suas ações. No Salão de Milão 2009, a BMW mais uma vez impressionou o público com uma moto-conceito: Concept 6. Inovadora e radical, a moto está equipada com um motor de seis cilindros em linha, 1600 cm³ que, segundo especialistas de plantão, terá a mesma potência dos propulsores da linha K (cerca de 170 cv), porém deve privilegiar o torque em baixas e médias rotações. O que se comenta na Itália é que este motor estará na nova versão da grã turismo da marca, a K 1600 LT, que deve ser lançada ano que vem. Já nos modelos R 1200 GS, “carro-chefe” da marca bávara, e na R 1200 RT, a grade mudança não é visual, mas sim em seu motor. Os modelos herdaram o propulsor da enduro HP2 Sport, que ganhou novo mapeamento. Agora as motos contam com 110 cv de potência máxima – 5 cv a mais que a versão anterior.

MV AGUSTA

Na apresentação da nova MV Agusta F4 1000, dois mitos ficaram lado a lado: Giácomo Agostini, um ícone da história da motovelocidade, e Claudio Claudio Castiglioni, homem que criou a marca. Segundo os engenheiros da MV este trabalho de renovar a moto foi muito difícil, “já que a moto é quase perfeita”. A F4 1000 2010 foi passada a limpo: carenagens, tanque, novo motor, câmbio, suspensão traseira entre vários outros itens que deixaram a moto mais fácil de pilotar. A bela superesportiva tem agora inclusive sistema de controle tração. Além disso, a F4 ganhou novo tanque para oferecer um melhor encaixe ao piloto e quadro inédito, construído em aço e alumínio. Agora a moto está mais compacta e 10 kg mais leve (192,5 kg). O motor de quatro cilindros em linha, apesar de ter sua capacidade reduzida para 998 cm³ - antes eram 1078 cm³ - produz agora 3 cavalos a mais: são 186 cv de potência máxima a incríveis 12.900 rpm. 

GRUPO PIAGGIO

O Grupo italiano Piaggio – que engloba as marcas Piaggio, Vespa, Gilera, Scarabeo, Derbi, Aprilia e Moto Guzzi - apresentou 18 novos produtos no Salão de Milão. O grande destaque foi a nova versão da superesportiva Aprilia RSV 4R, equipada com um motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, que gera 180 cv de potência máxima. Vestida de branco e preto, esta superbike também pode ser usada na estrada, já que tem três configurações: “T” (Track), “S” (Sport) e “R” (Road). 

Já a Moto Guzzi criou uma moto-conceito para entrar para a história do mundo das duas rodas. A V12 LM traz um design pra lá de radical. Uma espécie de releitura das café-racer. Apesar do “novo corpo”, a moto está equipadoacom o tradicional motor bicilíndrico transversal em “V”, de 1200 cm³, que oferece muito torque. 

HUSQVARNA

A grande novidade da marca é a nova SMS 630i.e. Versão atualizada da SM 610, a supermotard conta com novo design, no qual predomina a cor branca; um motor totalmente desenhado e que gera 57 cv de potência máxima. Além disso, a ciclística também foi atualizada para oferecer maior conforto e segurança. Os freios são Brembo – com disco flutuante de 320 mm de diâmetro na dianteira e 200 mm de diâmetro na traseira – e a suspensão é Marzocchi. Ideal para o trânsito urbano, a moto chegará ao mercado europeu no início de 2010 e custará € 7.450. 

KTM

Em Milão, a marca austríaca faz uma grande festa. Trouxe seus pilotos campeões do mundo e exibiu seus novos modelos. A grata surpresa ficou por conta da KTM 350 SX-F, modelo que teve em seu desenvolvimento a ajuda do belga Stefan Everts, multi campeão mundial de Motocross, que agora passa a ser o chefe de equipe da KTM. A idéia era ter uma moto com alta potência e boa dirigibilidade. A 350 SX-F só estará a venda no segundo semestre de 2010. A marca também apresentou a superesportiva RC8 Replica, com a pintura com a qual venceu o campeonato austríaco de SBK. A moto conta com peças em fibra de carbono e escapamento Akrapovic. Além de motos-conceito de 125 cm³, com os quais a marca participa do Mundial de Motovelocidade. 

TRIUMPH

No estande da representante do Reino Unido, motos clássicas e toda a linha 2010. Mas o que chama a atenção mesmo é a nova versão da Rocket III, batizada de Roadstar. Com um motor de três cilindros e 2.300 cm³, que recebeu um novo sistema de exaustão. Esta muscle-custom conta ainda com sistema de freios ABS. Para maior conforto, a súdita da rainha da Inglaterra ganhou novos assentos. 

SUZUKI 

Apesar da ausência de Honda e Yamaha, Suzuki e Kawasaki marcaram presença no EICMA 2009. Ainda mais neste ano, especial para a Suzuki, que comemora um século de existência. No Salão de Milão, o grande destaque foi a GSX-R 1000 edição de aniversário. Com 25 anos de estrada, a linha passou por muitas atualizações. Nesta versão quase que exclusiva, com direito a número de série e tudo mais, a esportiva de um litro se caracteriza por uma cor branca, com o logotipo em dourado e quadro cinza. Também chega ao mercado europeu em janeiro. Outro destaque fica para a GSX 1250 FA totalmente preparada para o mototurismo, já que conta com bolsas laterais e outros acessórios. 

KAWASAKI

A marca japonesa montou um belo de um estande no Salão de Milão, em um desfile de belas máquinas, entre motos e mulheres. A grande novidade da Casa de Akashi foi a apresentação da novíssima naked Z 1000. Nova da cabeça aos pés, ou seja, do conjunto motriz, passando pela ciclística e exibindo, como sempre, um desenho bastante arrojado. Neste projeto, até o chassi foi redesenhado. A moto japonesa está equipada com motor tetracilíndrico em linha de 1034 cm³, que gera 138 cv de potência e 11,2 kgfm de torque. “Uma bella macchina”.



* O jornalista viajou a convite do Instituto Italiano para Comércio Exterior – ICE

(fonte: msn automovel)

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